Press "Enter" to skip to content

Shell Abandona Projetos de Hidrogênio na Noruega por Falta de Demanda

#Cripto #Bitcoin #Ethereum #Blockchain #Investimentos #MercadoFinanceiro #Tecnologia #FinançasDigitais

Shell Abandona Projetos de Hidrogênio na Noruega por Falta de Demanda

A Shell anunciou o abandono de seus planos para construir uma planta de hidrogênio de baixo carbono na costa oeste da Noruega devido à falta de demanda, conforme relatado pela Reuters. A empresa respondeu à inexistência de um mercado de hidrogênio azul e decidiu não avançar com o projeto. Essa decisão da Shell segue de perto movimento semelhante realizado pela gigante do petróleo e gás Equinor ASA, que também desistiu de seus planos em projetos de hidrogênio devido à ausência de clientes e a um quadro regulatório inadequado.

A desistência da Shell e da Equinor de projetos de hidrogênio na Noruega reflete os desafios enfrentados pelo setor de hidrogênio, principalmente relacionados aos altos custos envolvidos. Segundo a Bloomberg New Energy Finance (BNEF), apenas 12% das plantas de hidrogênio possuem acordos de compra firmados. Mesmo entre os projetos com esses acordos, a maioria possui acordos vagos e não vinculativos, podendo ser descartados silenciosamente caso os potenciais compradores desistam. Isso evidencia a dificuldade em construir infraestrutura de hidrogênio quando a demanda pode não se materializar por anos.

O setor de hidrogênio tem sido apontado por especialistas em clima como um protagonista essencial para ajudar o planeta a limitar o aquecimento global catastrófico. Modelos de zero líquido preveem que o hidrogênio poderia representar até 20% da energia primária do mundo até 2050, quase o mesmo que todas as energias renováveis contribuem atualmente para a matriz energética dos Estados Unidos. No entanto, a realidade do setor mostra que o hidrogênio verde produzido por meio de eletrólise da água, com energia renovável, custa quase quatro vezes mais do que o hidrogênio cinza criado a partir de gás natural, tornando difícil justificar investimentos em infraestrutura de hidrogênio com uma demanda incerta.

Em suma, a descontinuação dos projetos de hidrogênio na Noruega pela Shell e pela Equinor ressalta os desafios financeiros e estruturais enfrentados pelo setor de hidrogênio. Essa realidade evidencia a necessidade de uma demanda sólida e acordos comerciais firmes para impulsionar o desenvolvimento e a viabilidade econômica de projetos de hidrogênio em larga escala. Consequentemente, o futuro do setor de hidrogênio depende da capacidade de superar os obstáculos atuais e atrair investimentos significativos para tornar a transição energética uma realidade sustentável e rentável a longo prazo.

Comments are closed.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com