#IA #GeraçãoGenerativa #Claude3 #Tecnologia #InvestimentoEmCapitalDeRisco #Multimodalidade
A Anthropic está lançando sua mais recente tecnologia de IA generativa (GenAI), chamada Claude 3, alegando que ela é superior ao Chat GPT-4 da OpenAI, conforme divulgado em um comunicado de imprensa de 4 de março. O novo conjunto de modelos inclui Claude 3 Haiku, Claude 3 Sonnet e, o mais avançado, Claude 3 Opus, posicionando-se para competir com o GPT-4 da OpenAI em métricas de desempenho.
Apoiado por significativos investimentos de capital de risco, o anúncio da Anthropic destacou as habilidades analíticas e de previsão aprimoradas do Claude 3, reivindicando um desempenho superior em certos benchmarks em comparação com o GPT-4 (exceto GPT-4 Turbo) e o Gemini 1.0 Ultra do Google (exceto Gemini 1.5 Pro). Uma evolução notável é a funcionalidade multimodal do Claude 3, que permite processar e analisar texto e imagens, alinhando-se com capacidades encontradas em algumas versões do GPT-4 e Gemini. Isso inclui o processamento de até 20 imagens em uma única solicitação, um recurso destinado a facilitar análises de imagem abrangentes.
Entretanto, a Anthropic restringiu o processamento de imagens pelo Claude 3 para mitigar possíveis preocupações éticas e legais, evitando explicitamente a identificação individual. A empresa reconheceu limitações no desempenho do modelo com imagens de baixa qualidade e tarefas que requerem raciocínio espacial ou contagem precisa de objetos. A função principal do Claude 3 é a análise de imagens, ao invés da criação de obras de arte. O modelo supostamente melhora a capacidade de seguir instruções multietapas, gerar saídas estruturadas em formatos como JSON e oferecer suporte multilíngue com um entendimento refinado das solicitações do usuário. Com suporte inicial para uma janela de contexto de 200.000 tokens, o Claude 3 visa fornecer respostas mais ricas em contexto, comparáveis ao modelo Gemini mais recente da Google, que também suporta uma janela de contexto de tokens significativa.
Comments are closed.